Blog

TREINO LIVRE OU NA MÁQUINA?
Uma dúvida bem comum: o que é melhor treino livre ou na máquina? Existe muita diferença de um para o outro?
17 Março 2020

Quanto mais você treina, mais exercícios e atividades você conhece e começa a pegar gosto por alguns em específico. Tem gente que gosta de treino livre com halteres, barras e peso do corpo; e outras preferem máquinas polias e barras guiada.

Ambos são ótimos para desenvolver a musculatura, entretanto eles possuem diferenças funcionais.

ESCOLHENDO ENTRE TREINO LIVRE OU NA MÁQUINA

O treino livre é mais indicado para pessoas intermediarias/avançadas, por já possuírem força, resistência e coordenação motora.

Os exercícios livres exigem uma melhor postura, consciência corporal e coordenação nos movimentos, imagine-se fazendo um agachamento livre, sua atenção fica na posição das costas, dos pés e dos joelhos, durante o movimento você fica atento para ver se seu tronco não desce muito ou seu joelho começar ir para os lados, o número de músculos e articulações trabalhando é bem maior que no leg press, por exemplo, onde a única preocupação é com joelho.

Nesse tipo de treino vários músculos precisam contrair e relaxar para que o movimento saia correto. Claro que iniciantes podem fazer exercícios livres, entretanto no inicio serão exercícios monoarticulares (movimenta apenas 1 articulação) são exercícios simples como rosca direta, elevação lateral, flexão do joelho com caneleira.

Já exercícios com máquina não exigem muito de coordenação ou consciência corporal, pois são barra guiadas, normalmente com apoio na costas, peitoral ou quadril. Treinar na máquina é ótimo quando você é iniciante, quer pegar bem pesado com mais segurança, lesionados ou recuperação pós-lesão.

Para um iniciante a máquina dá mais segurança e assim pode adquirir força e resistência para exercícios mais avançados.

Para os avançados a máquina é ótimo para treinar com carga alta, entre supino ou supino máquina de preferência para o supino máquina em treinos pesados, principalmente se não houver ninguém para te auxiliar, o risco de acidente é menor e o trabalho muscular do peitoral será o mesmo.

Quem possui lesões ou está se recuperando de alguma lesão, algumas máquinas ajudarão muito. Um bom exemplo é quem possui lesão na musculatura ombro, a dificuldade de fazer exercício de peitoral livre será enorme devido a instabilidade dessa região, a musculatura do ombro passa ser exigida, então ao invés de fazer um crucifixo livre, faça o peck deck ou peck fly, por exemplo, exigirá menos do ombro e mais do peitoral.

Claro que vale lembrar que exercícios livres são bons para quem está lesionado ou recuperando alguma lesão, quem possui hérnia de disco, por exemplo, terá que fazer uma remada na máquina ao invés de fazer um remada curvada, entretanto os abdominais é mais aconselháveis fazer livres do que máquina, porque a instabilidade fortalecerá músculos profundos, diminuindo a dor e as crises.

Resumindo a diferença entre treino livre ou treino na máquina:

Treino livre

  • maior exigência de coordenação motora;
  • aumento de consciência corporal;
  • fortalecimento do core;
  • maior exigência da postura;

Treino na máquina

  • melhor controle sobre a carga;
  • maior facilidade no movimento;
  • exigência menor de músculos proprioceptivos;
  • força concentrada nos músculos principais;

Independente do seu treino ser livre ou na máquina é sempre legal cuidar da recuperação muscular, para isso temos o BCAA da Furious Nutrition que se encarregar muito bem dessa tarefa.